Por: Caroline Fortunato segunda-feira, 11 de maio de 2015



Acho que a melhor maneira para emagrecer é desmistificando o conceito Dieta é tudo aquilo que se come com algum objetivo. Tem a dieta com mais calorias, com menos, com mais gordura, sem lactose, sem glúten, etc. Logo, vamos parar de corrigir as pessoas quando elas perguntam se você está de dieta e você responde que está em "reeducação alimentar". Não precisa se dar ao trabalho, ok?!

Olha esse trecho de uma matéria da Bolsa de Mulher:

"Para começar, é importante entender o conceito de dieta e de reeducação alimentar. Segundo a nutricionista Bárbara Sanches, a dieta seria um regime prescrito a uma pessoa geralmente com restrição total ou parcial de certos alimentos, e sempre com alguma finalidade terapêutica. Já a reeducação alimentar é o processo de aprendizado, conscientização e mudança de hábito alimentar de forma gradativa. "É o entendimento de erros alimentares e a compreensão do que é necessário ser alterado para prevenção, recuperação e/ou promoção da saúde", descreve Barbara Sanches".


Isso quer dizer que sempre começamos pela dieta e depois passamos para a reeducação alimentar. Passada a confusão, o ideal é sempre procurar um especialista, seja médico ou nutricionista. Já passei por várias dietas de revistas, mas nunca entendia como o meu corpo funcionava nem quais eram as suas necessidades. Eu achava que era desnutrida, já que tenho uma relação de ódio mortal com os vegetais, mas - para a minha surpresa - eu sou super saudável. Aê! Sendo assim, não preciso tirar nada do meu cardápio, só mesmo dosar.

Minha nutricionista me passou um cardápio no ano passado baseado nos meus exames (conto quais depois) e nas minhas atividades. Meu menu conta com um total de 1923 cal e variedades que eu luto pra manter. No ano passado eu perdi cerca de 6kg em 1 mês e meio seguindo à risca o cardápio. Logo, nada de achar que para emagrecer você precisa de uma dieta de 1200 calorias porque isso pode ser um grande erro. 

Como estou voltando hoje, vou seguir essa dieta por dois meses antes de voltar lá e me submeter à temida balança da nutricionista. Ah! Volto hoje e nem sei quanto estou pensando porque a pilha da minha balança acabou. Rá! Sinal dos céus para eu desencanar.


Então é isso. Desejem-me sorte. Boa sorte pra você também.



Carol

{ 5 comentários }

  1. Oi Carol!!!!

    Meu marido vive falando pra eu ir à nutricionista, mas a preguiça reina e eu acabo fazendo as coisas que a gente já sabe. Mas é claro que com elas é muito mais eficaz né? Que bom que você procurou uma e voltou à blogosfera. Eu estava te procurando (juro!) porque perdi vários endereços quando mexi no meu layout. Que bom que você comentou, assim te achei. Ainda faltam várias meninas para eu achar... hahaha

    Vamo que vamo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, estou tentando me reeducar para poder levar para vida toda!!!
    Sucesso na sua caminhada! Um beijo enorme! Vistei os seus blogs e vi seu passeio de bike? Botei lá um comentário se foi em pituaçu. rs Pesaaaaaado! rs Já fui uma vez!
    E o blog de esmaltes é o sonho de toda mão feminina! kkk

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, eu sempre tenho dúvidas sobre alimentação saudável e quais melhores dicas a seguir, em pesquisas recentes, eu encontrei esse blog: http://www.valordeplanosdesaude.com.br/ e lá tem várias notícias sobre saúde, tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
  4. OI Andreza. Com relação a alimentaçã saudável, os blogs de saúde são bons. você poderá procurar também nesse site:
    http://www.corretordeplanodesaude.com/

    ResponderExcluir
  5. Sempre bom passar com um especialista para orientar corretamente .
    https://www.plano-de-saude-saopaulo.com.br/

    ResponderExcluir

Vem comigo!

Postagens Anteriores

Leia mais

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Eu Mais Saudável -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -