Bom dia!
Você sabe a diferença entre exercício físico e atividade física?
Essa imagem diz tudo:

Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim, entre
outros.

Exercício físico é uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, que visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras. Exemplos: natação, musculação, lutas marciais, entre outros.
Ou seja, aquelas caminhadas que você faz pra buscar os filhos na escola e ir no mercado não são consideradas exercícios. Isso não significa que não fazem bem. Claro, se mexer é sempre melhor que ficar parado. Mas quando você programa uma atividade e se foca nela, o efeito é mais específico.
Daí vem o questionamento: qual exercício é melhor? Bom, eu amo esportes. Sempre gostei. Na adolescência eu fiz vôlei num clube (tenho até medalhas!) e handebol na escola. Mas ao longo dos anos eu passei por muitos: boxe, muay tai, jiu-jitsu, natação. Sempre opto pelos esportes porque não curto musculação. Em muitos casos, ela é importante, mas eu não gosto mesmo. Odeio ficar parada.
Hoje em dia o esporte que pratico regularmente é a corrida. Corro desde 2013 e aqui no blog eu conto como comecei a correr. De lá pra cá eu oscilei entre correr 3x/semana e ficar parada por alguns meses. Mas desde junho do ano passado que eu corro sem parar.
Dica: eleja uma atividade e se dedique a ela. Pode ser dança na academia, caminhada, corrida ou qualquer outra que seja dinâmica, lúdica e que te ajude a perder peso. Eu sou contra as dietas da moda e também contra os exercícios da moda. Não existe uma atividade perfeita; em todas elas a gente tem que abrir mão de acordar mais tarde e vai ter dor. Por isso, escolha a que melhor se encaixa em seu perfil e em sua situação atual. Comece devagar e vá tentando várias até achar a sua queridinha. Não tenha medo de dizer que não gosta de uma determinada atividade, mas rapidamente pule para outra. Você não pode desistir.
Uma coisa que a corrida me ensinou foi a ter perseverança. Acordar cedo e correr na chuva não é fácil, ainda mais depois ter que trabalhar o restante do dia inteiro. Mas a sensação não apenas de se exercitar mas de vencer a batalha daquele dia, é indescritível. E a corrida me deu isso.
Lembre-se: o mais importante é você incorporar uma atividade física na sua rotina e usar aquele tempo para se libertar do estresse. Você precisa ter em mente que a atividade é uma aliada e não uma carrasca. Fica tudo mais fácil quando se está em movimento.
É devagar e sempre!
Beijos,
Carol
Carol, gostei do post, depois vou ver o passado do seu blog, se você me permite. Gostei das dicas e da forma que escreve, voltarei sempre e obrigado pelas dicas.
ResponderExcluirAtílio, obrigada pelas palavras e sinta-se sempre à vontade. Abraços!
Excluir