Por: Caroline Fortunato sexta-feira, 3 de maio de 2013

     Promessa é dívida: eu disse que não ia fazer nada e nada fiz. Oh, yeah! Rá! Mentira! Fiz as tarefas domésticas, mas foi tranquilo. A alimentação foi mantida certinha e eu terminei um livro e comecei outro. Sim, eu devoro livros. O dia todo passei em casa, relaxando mente e corpo (principalmente o corpo) e nem fiz Yoga porque a aula de ontem teve duração de 1:30h. Ufa! Haja braço!

   Semana que vem eu volto a colocar as fotos das refeições e estou torcendo para que amanhã faça sol para eu poder correr, senão vai na chuva mesmo. 

     Então, amanhã vai ter um café-da-manhã no local em que trabalho e vai reunir todos os alunos e professores. O bacana é que sempre tem frutas e coisinhas saudáveis, ainda mais agora que eu estou nessa vibe e todo mundo lá está sabendo disso.

     Vou deixando vocês por aqui (acho que escrevo muito e meus posts são enormes e estou dando uma reduzida para não ficar chato), mas primeiro vamos a uma dica importante: alongue-se. Sempre! Antes, durante e depois de exercícios físicas, durante uma viagem longa, no seu trabalho e em qualquer outro lugar. 

Por que alongar? 

O alongamento prepara o músculo para uma atividade física ou um exercício físico. "Carol, existe diferença entre atividade física e exercício físico?". Sim, existe.

Exercício físico é toda atividade programada, com horário para começar e terminar, com intensidade definida, com objetivos e concentração, para melhorar a resistência cardio respiratória, muscular e habilidades motoras.

Atividade física é toda atividade que tem contração muscular: comer, beber, levantar do sofá, tomar banho, descer escadas, etc.

     Sendo assim, para todo exercício físico devemos fazer uma série de alongamentos antes para melhorar a circulação sanguínea do músculo e melhorar nosso desempenho, e depois para relaxar. É claro que é mais complexo do que isso, mas não vou entrar em detalhes.

Quais músculos alongar?

Não precisamos alongar todos os músculos, mas o ideal é alongar grupos musculares que serão mais utilizados no exercício. Por exemplo, se você vai correr, pedalar ou caminhar, os músculos dos membros inferiores (MMII) deverão ser priorizados. Se você vai malhar membros superiores (MMSS), alongue os músculos de cima. 


Fonte: Google


Quanto tempo devo alongar?

O ideal é que seja de 20 a 40 segundos para cada grupo muscular. Se tiver tempo, faça duas vezes. Entretanto, é importante fazer sempre. A respiração também é algo imprescindível durante o alongamento. Respire lentamente e concentre-se. Aliás, concentração é a chave para todo e qualquer exercício. Devemos entender nosso corpo, perceber o que estamos movimentando, o que acontece quando o puxamos e o efeito que sentimos depois.


     Devemos amar, respeitar e cuidar do nosso corpo, porque é dele que vem todas as boas sensações da vida.

Bom, é isso. Acabei escrevendo demais de novo! Um dia eu escrevo - e falo! - menos!


P.S.: o texto foi escrito por mim, baseado nos meus conhecimentos da graduação e da prática no trabalho, e somente a imagem foi retirada da Internet



Aprendizados do dia:

1 - Não se empolgue tanto durante a leitura de um livro;

2 - Dê uma caixa de papelão para o seu gato;

3 - Cuide dos seus joelhos.



Para refletir:

"Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas".


Namastê!





{ 4 comentários }

  1. Sabe o que é mais bacana? O equilíbrio deixa a nossa consciência mais tranquila na hora de descansar e receber prêmios, pois sabemos que amanhã vamos retornar para a rotina novamente em busca de novos resultados.

    ResponderExcluir
  2. Woooooooooooow! Acompanhar sua rotina é legal, tomei coragem e já comecei a modificar a alimentação. Coloquei todas as refeições no despertador do celular. E descobri que é possível ter uma BOA ALIMENTAÇÃO gastando pouco (por que nem sempre temos TUDO TUDO em casa.) . Agora falta começar os exercícios \o/

    Continue ai gata, INCENTIVANDO A GALERA!

    ResponderExcluir
  3. Não diminui seus textos não... eles são ótimos! Ainda comentei com o meu marido hoje, enquanto caminhávamos, sobre sua disposição! E como seu blog é o meu preferido da atualidade!!!

    Eu fico com preguiça de me alongar, mas preciso pq estou me sentindo toda "travada", sabe como?!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ê Carol, descanso super merecido.
    Sabe que eu achava que só para caminhar não precisava alongar, que era só ir andando e ponto?
    Ótima dica, obrigadão! Beijos

    ResponderExcluir

Vem comigo!

Postagens Anteriores

Leia mais

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Eu Mais Saudável -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -