Por: Caroline Fortunato sexta-feira, 10 de maio de 2013

"Esbórnia" segundo o dicionário Michaelis:

esbórnia 
es.bór.nia 
sf (ital sbornia) Bebedeira, pândega, orgia.


Assim foi a minha noite de ontem. Nem foi uma noite longa, já que chegamos no restaurante às 19:30 e saímos um pouco mais de 21h. Eu e o meu pão de metro não sabemos virar noite, então a gente faz programa mais cedo sempre. E foi assim...

Chegamos e logo na entrada tem um barril com uma cachaça super gostosa, gratuita. Peguei meu copinho de café e fiquei bebericando minha dose até encontrarmos a mesa que queríamos. A verdade é que passei mais de mês sem consumir álcool e aquela dose me fez rir, rir, rir. Ri tanto que o William não sabia se era a felicidade por comer gordura ou se era bebedeira. Bom, acho que foi um pouco dos dois.

Pedimos, como entrada, um pastel de camarão. O nome do restaurante é Camarões, o dono é criador de camarão, 90% dos pratos envolve camarão, 98% dos pratos envolve frutos do mar, é muito mar, camarão, peixe. Putz! O pastel veio e eu achei que era como aqueles pastéis que servem sem Salvador, pequenos e com 1 camarão para cada 3 mordidas. Bom, o daqui é bem generoso. Tinha mais camarão que massa. Isso tudo regado a cerveja gelada. 

Pedimos o prato principal, uma espécie de risoto com camarão. Oh, boy... Já na primeira porção eu sabia que estava ferrada. Muita comida, muito camarão. Não comi muito porque logo me enchi e comecei a me sentir enjoada. Tirei até o cinto pois ele estava comprimindo meu estômago. Mas aí pedimos a sobremesa e PQP!, que delícia! Chamava-se "Mil Folhas", que são três camadas de massa folhada com um creme de chocolate amargo com avelãs entre elas e sorvete artesanal de creme. Sinceramente, morri. O William pediu outra coisa ruim: brownie com sorvete caseiro de avelã.

Agora vou falar com a mais pura sinceridade: passei 1 mês e meio comendo pouco (vocês estão vendo meus pratos aqui no blog) e não deslizando em um único momento. E eis que tiro o meu dia de lixo e... quase o odeio. Não pela comida, pelo amor de Deus. Tudo muito gostoso e farturento. O ódio veio pela sensação que tive depois. Fiquei enjoada, cheia, não conseguia respirar direito, demorei pra dormir. E isso porque eu nem comi muito. O corpo da gente se adapta às mais diversas situações e eis que vou lhes dizer uma coisa à qual deverão refletir: para que um dia do lixo?

Não estou falando de culpa ou de aumento repentino de peso. Estou falando de bem estar. É gostoso e tal, mas a gente se sente farta de modo negativo e fica pensando no motivo de querermos passar por aquilo de novo. Sinceramente, não quero outro dia de lixo tão cedo. Nem comer camarão...


FOTOS DE ONTEM

Pastel de camarão, mais camarão que pastel.

Essa foi a porção que o garçom pôs no meu prato e só bastou ela. Ao lado, aipim (macaxeira) frito que nós nem comemos mais.

Aqui foi o prato que pedimos, com o nome de Siridó (nome de uma região que fica entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba), que é como um risoto com camarão e queijo de coalho. Nessa foto o garçom já havia servido a mim e ao William. Olha a quantidade que ainda sobrou! Mas só comemos os camarões.

A minha sobremesa. Olha, essa geleia de morango estava divina! E é tudo artesanal.

Não comi o brownie, só experimentei o sorvete. Uma delícia!

Olha a minha cara de felicidade, mas eu já estava sem o cinto e farta (e olha que nem tinha começado a comer a sobremesa).

Foram três moças dessas e voltamos para o hotel andando e rindo de qualquer coisa.

Quando consegui dormir, foi tranquilo. Acordei mais tarde do que o habitual (acho que foram as 3 cervejas long neck que dividi com o marido) e fui tomar café. Com todo o cuidado, claro. Passamos a manhã no hotel e meu bem nem foi trabalhar hoje. Ele não me disse, mas eu sei que é porque vou embora amanhã e só voltamos a nos ver na sexta-feira da semana que vem. Rá! Estou indo embora amanhã de madrugada e ainda deixei uns apartamentos para ver porque a corretora é enrolada. De qualquer forma, já agendei o que eu vi ontem - e gostei - para deixar todas as certidões e documentações legais prontas.

Almoço foi o mais light que consegui e passei o dia ainda meio enjoada. Como ontem não corri o que gostaria, fomos correr hoje. Bem melhor!!! Totalizamos 8 km. Delicia! Eu nem acredito que estou correndo tudo isso. 

A noite foi de descanso porque o meu voo sai às 4:30 da manhã. Ufa!


Aprendizados do dia

1 - Deixe sempre a mala arrumada;

2 - Doe suas notas fiscais;

3 - Compre um pacote extra de elástico para cabelo.


Namastê.

{ 4 comentários }

  1. Meu Deus, meu Deus, quanta tentação nestas fotos, guria do céu ... rsrs ... Manda ver nos sorvetes, guria. Depois corre bastante. Que legal, correndo 8 km então ? PARABÉNS. Beijos mil, ivana (já saí do mail do blog ...).

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, uma coisa boa que eu aprendi na RA, é que não precisamos comer TUDO no mesmo dia. Eu não tenho "dia do lixo", mas tenho uns dias que eu tiro pra comer uma coisa ou outra que tenho vontade... Da próxima vá no restaurante, coma o que quer (seja a sobremesa, ou a refeição) e vai embora, feliz e satisfeita, sem juntar todas essas calorias de uma vez e passar mal!

    Beijinho querida!

    ResponderExcluir
  3. Essa do elástico serve pra mim tbm!!!
    Nossa, sei bem como é isso de comer e depois sentir mal... é um saco, passei por isso antes de ontem!
    Boa viajem de volta!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu ia me dar super bem nesse seu dia de lixo.. Eu odeiooooo camarão, odeeeio frutos do mar...acho que só ia comer a macaxeira! rs!
    adoooro!

    Bom, que bom que agora tá se adaptando a comer menos.. seu corpo tá mais acostumado a comer menos e saudável!
    Que diliiiicia!

    beijos florzinha!

    ResponderExcluir

Vem comigo!

Postagens Anteriores

Leia mais

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Eu Mais Saudável -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -