Por: Caroline Fortunato quarta-feira, 24 de abril de 2013

     O post de hoje não é só sobre comida e atividade física, mas também sobre uma coisa tão importante para quem é gordinho e está lutando contra a balança: roupas. Não moda ou combinação de estilos. Estou falando de tamanho.

     Sou terminantemente contra modelos e lojas do tipo plus size. Quem entra em lojas assim? Gordo. Ou obeso. "Sim, Carol, mas se não for em loja assim, onde iremos encontrar roupas?". E eu vos digo: em lojas "normais". Fico aborrecida quando entro numa loja de grife e os tamanhos são para pessoas esqueléticas! Por mais que eu emagreça, minha estrutura óssea é larga, tenho ombros largos e mãos enormes. Não vou caber em uma única peça deles! É péssimo entrar numa loja do tipo e:

A - Ser encarada pela atendente magérrima como se eu estivesse suja de vômito na camisa;

B - Não ter o meu tamanho.

     Sou a favor da democratização dessa lojas. Gostaria que uma pessoa cheinha entrasse em uma loja de grife requintada e encontrasse o número 48, por exemplo. Quando se coloca uma loja específica para gordinhos, o que estamos dizendo? Que você pode engordar o quanto quiser, pois sempre terá uma roupa para você. E isso é estimular o ganho de peso ou a acomodação! Quando você engorda, seus músculos reclamam, suas articulações pedem socorro, seus órgãos internos nem respiram por falta de espaço, sua auto estima te abandona e você ainda corre sérios riscos de desenvolver doenças cardíacas, reumáticas, diabetes, etc. 

     Então para que essa onda de "modelos plus size"? Veja bem, não sou a favor daquelas modelos esqueléticas, que as vezes são mais patológicas que a fofinha que vos fala, mas sou a favor da saúde e da democracia. Agora gordo pagará mais nas passagens aéreas porque o consumo de combustível aumenta com o peso. Agora gordo tem assento específico no ônibus. Agora gordo tem loja de tamanhos imensos. E eu não concordo com isso!

     Sim, Carol, e como uma loja vender roupas para magros e gordos vai mudar o processo de ganho de peso? Pode até não interferir diretamente, mas não vão criar um apartheid. As pessoas não precisarão sofrer tanta humilhação na hora de comprar uma roupa, não se sentirão excluídas por estarem acima do peso e talvez até pensem que podem melhorar de vida.

     Aí eu vou pro pensamento atrás de tudo isso: saúde. Alguém já assistiu o filme "Wall-E", da Disney/Pixar? Será o nosso futuro se continuarem dizendo que tem espaço para o gordo. Isso é uma hipocrisia tão grande porque ninguém quer ser gordo! Até o técnico Bernadinho emagreceu 15 kg porque o médico dele mandou; ele já estava com início de algumas patologias decorrentes do peso.

     O brasileiro consome, em média, 12 g de sal. 12 g de sal!!!! Quando o ideal está entre 4 e 5 g/dia. O número de crianças obesas vem aumentando em nosso país. O número de mulheres obesas também. O número de infartos causados pelo sedentarismo mata mais que acidentes de carro. Casos de artrite e artrose estão elevadíssimos. Jovens, meninos e meninas, sofrem algum tipo de agressão por conta do sobrepeso; alguns se isolam do mundo, outros se suicidam. É isso o que queremos? Oh, please! Sejamos coerentes e reflitamos sobre o assunto.

     Eu sou contra o GG, XG, XGG, plus size. Eu sou a favor da vida.


Mudando a temática...

     Vou agradecer à Fernanda, do blog Desabituando... por ter, tão pacientemente, me ensinado a colocar a barrinha de peso aqui. Uhuu!! Valeu, Nanda!!! Acho que vou ter que mudar o plano de fundo dele, mas tudo bem.

       Meu dia foi cinza, cinza e lutei contra a preguiça para fazer minhas atividades de hoje. A alimentação foi tranquila (24 dias com salada todos os dias) e estou bem confiante.

     Um beijo a todas as pessoas que leem e comentam (ou apenas leem) no meu blog. As vezes eu não respondo diretamente aqui porque não sei se vocês voltam para olhar, mas sempre dou um jeito de mostrar que eu li e me importei com  o que foi escrito. Aliás, tem dias (dias como hoje) que são esses comentários motivadores que me fazem seguir em frente. Obrigada de coração!!!


Aprendizados do dia:

1 - Tenha sempre uma caneta na bolsa;

2 - Tenha sempre chiclete sem açúcar na bolsa;

3 - Tenha sempre a bolsa em mãos.


Namastê!


{ 15 comentários }

  1. Um post pra lá de verdadeiro, amiga. Parabéns. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. E os tamanhos cada vez mais reduzidos né?!
    E cada marca tem um tamanho definido para seu 44, 46...
    Enfim...

    bjoooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol! Sou soteropolitana como você e vi que temos a mesma idade! Estava lendo um post seu sobre a situação do tempo em nossa cidade e ri muito! Adoro nossa cidade no verão mas gosto também desse tempo mais ameno, viu? Risos. Estava fazendo calor demais...
    Vamos ao post. Não fui uma adolescente obesa mas tinha lá um certo excesso de peso. E onde essa gordura se concentrava mais? Nos meus quadris! Era um horror procurar calça, bermuda, short, saia... Entrava e saia em lojas e, naquela época, raridade era encontrar manequim 46 (o que usava na época). Compreendo bem tudo o que falou mas penso que de alguma forma as coisas estão melhorando. Tenho essa visão justamente quando faço um comparativo do antes, sabe?
    Gostei muito do seu blog. Comecei o meu hoje para exorcizar qualquer mínima tendência de sucumbir à "crise dos 30". Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho esse assunto muito delicado e não tenho uma opinião formada sobre ele. Cada hora penso de uma forma. Eu concordo com o que você disse, mas acho que essa bandeira de plus size surgiu mais na tentativa de ganharmos algum respeito das pessoas e diminuir o preconceito que é imenso. Mas essas lojas não adiantam muita coisa, pq as modelos plus sizes também são diferentes dos gordos normais. Elas são gordinhas mas não têm tantas dobras ou braços e pernas flácidas como a maioria dos obesos têm. Então, o que acontece? Você vai até a loja, mas a roupa continua sem um bom caimento. Mas sei lá, continuo achando um avanço em termos discriminatórios. Mas entendi o que vc quis dizer e também concordo. Por isso digo que não tenho uma opinião formada, pq enxergo de vários lados. Enfim, a discussão é válida!

    Uma coisa é certa: ninguém quer ter problemas de saúde! Então bora correr atrás, né?!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Concordo exatamente contigo!

    Hábitos saudáveis não são aculturados pelo nosso país!

    Brasil é o pais da cervejinha, da feijoada, das comidas de buteco!

    Vejo que muita coisa anda mudando e tenho ficado muito feliz!

    As pessoas tem se preocupado com a saúde e o bem estar, coisa que antigamente, eram só os loucos!

    O vídeo do Arthur é DEMAIS!

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol. Não sei se concordo. Afinal não pela democracia da beleza, mas por questão de saúde. Acho que sim deveria ter mais opções de roupa pra todos os tamanhos, mas creio que essa falta de opção nos vale como incentivo. Afinal, também não adianta ter aquele modelo se não vai cair bem no corpo. A obesidade é sim uma doença, que deve ser tratada, erradicada. Concordo com a questão de que precisa-se de mais incentivo na parte da vida saudável. Infelizmente vivemos de comodismo e auto-sabotagem do "sou assim e pronto". Não devemos. Acho que esta questão de roupas vale mais como alerta do que como "preconceito".

    ResponderExcluir
  7. eu sou a unica que não consigo colocar essa barinha no blog :(
    já tentei de todos os jeitos, tipos e tamanhos, mas não vai... kkkkkk'
    Socoroooo!

    Florrrrrrr, acho que somos irmãs.. rs
    Concordo muuuuuuito com você!
    eu me sinto MUITO MAL quando vou numa loja normal, não precisa nem ser essas chiques de grife não, pode ser uma simples C&A,ou Leader, Marisa.. Não tem, ou quase-não-tem roupa para gordos.. É surreal! Tem um espaço reservado para gordos.. Porque a calça 48, 50, não fica junto com a calça 36? Pro gordo se sentir diferente.. É surreal isso!
    Esse lance do gordo pagar mais caro na passagem de avião, até achei um pouco de preconceito, mas acho que no fundo ainda vai estimular um pouco as pessoas mudarem de hábitos.. Enfim, tem muita coisa pra se mudar nesse mundão.. rs!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. eeeeeee conseguiu !! kkkkk

    gostei assim, com esse template mesmo, achei que combinou rs

    Então, não desisti do projeto não, mas tive que diminuir a meta neh :/

    Vou me lembrar dos seus puxões de orelha e comerei bem certinho tá?! hahahahaah

    Ahhh nem me fale nessas merdas (desculpe o termo) de loja plus size, odeio atendentes, por isso prefiro as lojas de departamentos, ai entro e sai sem ser notada rs

    mas confesso que sonho em comprar roupas na zara *___*

    ai tem zara?

    bjuu

    ResponderExcluir
  9. Nem me fala em roupas... Eu sofro demais por conta disso... Eu não quero ficar magra, quero apenas entrar em na calça 44 da Klefh porque a loja é só pra pessoas magras... Que horror!

    E bota? Como sofri pra achar uma que fechasse o ziper.

    Bom enquanto não estou no meu peso ideial, vou sobrevivendo com o que tem

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Bom é hora de ser pontual, buenas o mercado da moda é muito rotativo e eles não se importam se vc é magra ou gorda (não se importam mesmo, trabalhei com consultoria de uma marca famosa que queria entrar no Brasil (isso faz uns 10 anos)). O q eles querem saber se vai vender e isso basta. Querem teu dinheiro, a diferença é que os gordinhos são sim mais preguiçosos em tudo, até mesmo em renovar o guarda-roupas, seja pq ela não fica bem ou seja pq não é antenado nessa coisa de moda e prefere gastar o que sobra de seu orçamento com programas calóricos do que enfurnado em lojas fazendo compras. Nos EUA até existe um consumo maior de outros números, mas aqui não tem mercado, forte para o número 48 ele acaba não sendo produzido para não correr o risco de ficar na loja encostado e quando chegar a próxima coleção já estar fora de moda. bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu não consigo pensar sobre isso, sinceramente! Acredito que você tem total e absoluta razão, na verdade! Mas não consigo formar uma opinião solida sobre isso. Acredito que o Brasil é um pais que estimula a obesidade, sinceramente. Mas acho que a maior parte dos paises fazem isso! Então, eu até tenho a mesma opinião, mas o que fazer a respeito! Aí é que está o problema!
    Enfim, adorei o post. Você escreve super bem!
    Beijocas! =D

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol, honestamente não sei o que comentar, a questão do tamanho plus size mexe muito comigo. Espero do fundo do meu coração nunca mais precisar usar, comprar, nem sequer vê-las. A questão é muito delicada e precisa de bastante atenção, ninguém é gordo porque quer e acho que a grande maioria já sofreu com as questões que você citou.
    Também sou a favor da vida e da mudança que a vida saudável nos proporciona.

    Parabéns pela abordagem, muito bem exposto!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. eu concordo com vc Carol, pq eu me sinto muito mal de ter que entrar numa loja "diferente" para que eu possa comprar uma roupa para mim, e tb ODEIO ir na renner por exemplo ou em uma das lojas de shoping onde o tamanho maior é o 46, e quando vc pergunta pra atendente ela ja te olha e fala ahh mais aqui nao trabalhamos com tamanho grande!! Como assim????????? E aquela lojas que até o numero 46 é um preço e disso pra cima é mais caro? Sendo que é a mesma peça! O gordo tem que pagar mais caro pq vai mais pano? é isso??

    Compartilhamos do mesmo pensamento!!! E isso é uma das coisas que mais me chateiam!!!

    um beijo enorme!! Vc é uma queridona!!



    http://umanovaformanova.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. OI Carol, demorei mas vim retribuir a visita que vc me fez. Gostei do seu espaço.
    E sobre seu post, eu concordo plenamente. Nunca comprei roupa em lojas específicas para Plus Size, não gosto. Penso que é essencial esse novo olhar, inclusive com roupas mais bonitas e modernas para gordos. Acho que essa coisa de numeração tem que ser mais aberta e estar disponível para todos porque a autoestima é fundamental e querendo ou não roupa ajuda bastante nisso. Quando vestia 46/48 descobri na internet uma loja online que vendia roupas maiores e investi bastante porque precisava levantar minha autoestima de gordinha. Isso foi há 1 ano e pouco atrás e fez parte do processo de autoaceitação e decisão em emagrecer. Acho que temos que nos amar como somos, independente do tamanho do manequim. Hoje, já vestindo 42 depois que quase 20 quilos a menos, posso falar da dificuldade que é para mulheres grandes poderem comprar roupas sem passar por situações de discriminação.
    Valeu pelo post. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,
    Li o seu post e concordo plenamente.
    Estou acima do peso e, antes, não me importava com isso. A mulher pode ser linda sendo magra ou gorda. O que ocorre é a questão que costumamos esquecer: SAÚDE.
    Por estar acima do peso, tive um problema de saúde e "acordei". Estou fazendo reeducação alimentar, comecei academia e me sinto mil vezes melhor. Eu tenho 36 anos e parecia que tinha cem pela falta de fôlego. Preciso perder 12 quilos para chegar ao meu peso normal. Doces, cerveja, salgadinhos, frituras, só em ocasiões especiais. Agora o que eu mais quero é levar uma vida saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos. Por isso digo que gordura não é e nunca será uma questão de saúde. Quem está acima do peso e não teve problemas de saúde, vai ter.
    O que é importante estimular não é um padrão de beleza, mas uma vida saudável. Será que muitas modelos "plus size" não permanecerão acima do peso para manter o seu trabalho? Até que ponto isso é válido?

    ResponderExcluir

Vem comigo!

Postagens Anteriores

Leia mais

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Eu Mais Saudável -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -