Por: Caroline Fortunato quinta-feira, 4 de abril de 2013


Menos sal, por favor!

Postado por: Mundo Verde em 3 de Abril de 2013
É assustador pensar que consumo excessivo de sódio está relacionado ao desenvolvimento de problemas crônicos como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, desenvolvimento de osteoporose, câncer gástrico, AVC, sobrecarga renal e tantos outros, não é? Mas, mais assustador ainda é pensar que o Brasil está entre os maiores consumidores mundiais de sal do mundo! O consumo médio do brasileiro é de 16g/dia, muito mais que o recomendado pela OMS.
O sódio já vem embutido em alimentos industrializados, o que não significa que você deve deixar de se preocupar com sal usado no preparo das comidas caseiras. Então, o que fazer? Substituí-lo não é tão difícil quanto parece! Já existe no mercado o chamado “sal light”, com teor reduzido de sódio, ótima opção para os hipertensos.
O uso de condimentos naturais como substitutos do sal, além de conferirem sabor e aroma aos pratos, são pobres em sódio e ricos em substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais. Confira:
Alho e cebola: de ação antioxidante, previnem contra câncer, reduzem o colesterol, a pressão arterial, combatem fungos e bactérias e fortalecem o sistema imunológico.
Gengibre: é um alimento termogênico, que aumenta a temperatura do corpo, fazendo com que ocorra maior gasto de energia.
Pimentas: fonte de substância antioxidante, previnem contra alguns tipos de câncer e atuam na redução do LDL colesterol. A pimenta, assim como o gengibre, acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico.
Outros exemplos de condimentos que podem fazer parte do cardápio são:orégano, alecrim, manjericão, tomilho, salsa, cebolinha, coentro.


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Vem comigo!

Postagens Anteriores

Leia mais

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Eu Mais Saudável -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -